Algumas vezes, uma habilidade especial ou magia
concedem vantagens ou desvantagens em um teste de
habilidade, teste de resistência ou jogada de ataque.
Quando isso acontecer, você deve jogar um segundo d20
quando realizar a jogada. Você deve usar o resultado mais
alto entre os dois dados se possuir vantagem, e usar o
resultado mais baixo, se possuir desvantagem. Por
exemplo, se você tem desvantagem em um teste e jogar
2d20, resultando em um 17 e um 5, você deve usar o 5. Se
possuir vantagem e conseguir esses mesmos números,
você deve usar o 17.
Se múltiplas situações dão a você vantagens ou
impõem desvantagens, ainda assim você joga apenas um
d20 adicional. Por exemplo, se duas situações favoráveis
concedem vantagem, você ainda deve jogar apenas um
d20 adicional
Se alguma circunstância provocar uma jogada que
tenha tanto uma vantagem quanto uma desvantagem,
considera-se que você não possua nenhuma delas, e deve
jogar apenas um d20. Isso funciona da mesma maneira se
várias circunstâncias impõem desvantagem e apenas uma
concede vantagem ou vice-versa. Em tal situação você não
terá nem vantagem nem desvantagem.